selena

Lúpus: Entenda um pouco mais sobre a doença da cantora Selena Gomez

O que é o Lúpus?

O lúpus é uma condição inflamatória crônica que faz com que o corpo ataque suas próprias células e tecidos saudáveis. Gomez revelou que tinha lúpus em 2015

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, as causas do lúpus não são conhecidas, mas sabe-se que fatores genéticos, hormonais e ambientais contribuem para seu desenvolvimento. Segundo a cantora, seu caso é de ordem genética, de acordo com investigações que confirmaram que a cantora era portadora do gene indicativo de predisposição para a doença. No lúpus, um desequilíbrio na produção de anticorpos faz com que eles ataquem proteínas do próprio organismo, causando inflamação em diversos órgãos, como pele, mucosas, pulmões, articulações e rins.

Quais são os sintomas do Lúpus?

Os sintomas podem variar, mas é comum que o paciente apresente cansaço, febre baixa, emagrecimento e perda de apetite. Também pode haver inchaço dos gânglios.

A doença provoca uma inflamação nos vasos sanguíneos, e como eles estão por toda parte do corpo, pode disseminar para qualquer lugar do organismo, tendo consequências mais sérias quando atinge os rins e o sistema neurológico.

No caso dos rins, pode comprometer o órgão a ponto de um transplante ser necessário. No caso do sistema nervoso, a doença aumenta os riscos de AVC e de desenvolver problemas psiquiátricos ou psicomotores.

Quais são os tratamentos?

A Sociedade Brasileira de Reumatologia informa que o tratamento contra lúpus pode variar muito de acordo com as manifestações da doença. O tratamento inclui remédios para regular as alterações imunológicas e medicamentos para tratar outras alterações decorrentes da doença, como hipertensão, febre, dor, entre outras.

Para tratar as alterações imunológicas, são usados medicamentos como corticoides, antimaláricos e imunossupressores. Outros sintomas podem ser tratados com analgésicos ou anti-inflamatórios. Os pacientes devem evitar exposição ao sol, que pode desencadear uma reação imunológica nos pacientes.

Em 2015, a cantora Selena Gomez anunciou ter lúpus eritematoso sistêmico (LES), doença também conhecida apenas como lúpus. No ano de 2017, a cantora divulgou que a condição a obrigou a passar por um transplante de rim

Selena Gomez: My Mind & Me

O desafio de enfrentar o tratamento em meio ao auge de sua carreira é um dos temas do documentário “Selena Gomez: Minha Mente e Eu”, o filme vem com a promessa de retratar toda a trajetória para a recuperação e equilíbrio de sua saúde mental, ao longo dos últimos seis anos.

Em ‘My Mind & Me’, a cantora relata os períodos difíceis que passou em 2020 quando tinha dores excruciantes pelo corpo por conta da doença, em uma das cenas, a cantora começa a chorar quando percebe que a doença autoimune estava surgindo pela primeira vez em anos. “Eu não sentia isso desde que era mais jovem”, disse ela, apesar de ter passado por um transplante de rim em 2017.

Posteriormente, Selena recebe um telefonema de seu médico, que a informa que a dor é decorrente de uma sobreposição de lúpus e miosite, que causa o enfraquecimento dos músculos. O médico sugere outra dose de um medicamento intravenoso chamado Rituxan, que eliminaria a dor nas articulações da estrela por “um ano ou mais”.

Como não existe cura para o lúpus, a adesão ao tratamento é tida como essencial para o controle dos sintomas e até o desaparecimento deles (remissão).

 Conclusão

Atualmente Selena Gomez continua tomando medicamentos para combater a doença e não teve recaídas, e lembramos que caso possua algum dos sintomas é muito importante buscar ajuda médica!

Comments are closed.